Quando a gente pensa em cabelo e suas dificuldades de manutenção, tem sempre alguém que vai se queixar da oleosidade em excesso, da cor que desbota, mas se tem uma coisa que assombra muitas pessoas e perfis capilares em comum, essa coisa é o Frizz.
Lembrando que nossa intenção não é tornar o frizz um supervilão, e sim, encará-lo como uma característica comum e recorrente que pode surgir em diversas pessoas e tipos de cabelo, a depender dos cuidados feitos no dia a dia. Então, como ajudar?
Para isso nós batemos um papo bem legal com a Dra. Sandra Perondi, tricologista há mais de 10 anos, Diretora Técnica do Mais Cabello, Colunista UOL e Hair Expert no Meu Q, para entendermos o que é o frizz, como ele se manifesta e quais hábitos podemos adotar no dia a dia para ter uma relação mais saudável com ele. É só continuar lendo! O que é o frizz?
Sandra, conta pra gente: cientificamente, como se explica o frizz?
"No caso do frizz, o culpado final é uma cutícula de cabelo que é levantada em vez de plana. A cutícula é a camada mais externa do fio de cabelo. Quando está plana, o cabelo parece liso. Quanto mais a cutícula é levantada, mais fácil é a penetração da umidade no eixo do cabelo. Naturalmente, o cabelo quer umidade. Quando o ar ao seu redor está molhado, a resposta natural do seu cabelo é sugar parte da umidade ambiente para criar equilíbrio. É por isso que o cabelo com frizz parece mais grosso: cutículas levantadas criam uma textura mais áspera", diz a especialista.
Foto: Unsplash
O que causa?
Quais são os fatores que fazem essa condição surgir mais vezes?
Danos causados por estilo térmico podem afetar a integridade da cutícula, e o cabelo fino tende a ser mais fraco do que os mais grossos.
Em quais cabelos o frizz está mais presente?
Afeta todos os perfis capilares igualmente? Como ele se manifesta em cada fio? "O frizz não afeta todas as pessoas igualmente. O cabelo encaracolado tem uma cutícula mais expandida (levantada), assim como o cabelo que foi colorido ou tratado quimicamente. Além disso, pessoas que moram em áreas com alta umidade são mais prováveis de ter o cabelo frisado, mesmo que usem muitos produtos capilares para diminuição do frizz. É preciso apostar no produto certeiro'', afirma Sandra. Quais hábitos adotar para melhorar o frizz?
Existem algumas dicas que devem ajudar a manter o cabelo livre de frizz. O que é preciso é paciência. Sempre que você mudar sua rotina de cuidados capilares, seja paciente com o novo produto que está usando!
Recomendo que nas áreas propensas ao frizz, tenha um maior cuidado e atenção quanto a aplicabilidade de uma linha específica à condição de seu cabelo. O Meu Q pode ser super interessante para isso por ser personalizado para cada pessoa! Além disso: existem algumas dicas práticas que podem ajudar, como:
01. Usar um secador iônico para reduzir o frizz;
02. Condicionar profundamente o cabelo regularmente. Adicione hidratação na fórmula de Meu Q pode ajudar, além da ação antifrizz! Só clicar aqui.
03. Dormir c om acessórios de seda e cetim, como toucas e fronhas, para evitar a fricção dos fios;
04.. Evitar de lavar os cabelos com água muito quente;
06. Usar toalha de microfibra para secar o cabelo;
07. Usar leave-in que proteja o cabelo das fontes de calor seja e dos raios solares. O leave-in Meu Q ajuda nisso!
Quais produtos ou ingredientes devo usar para conseguir uma ação anti-frizz mais eficaz?
Os próprios produtos personalizados do Meu Q podem ter uma boa performance, porque são feitos com exclusividade para cada pessoa. Eu faria uma fórmula com os benefícios anti frizz, definição, condicionamento, fechamento ou ajuste de cutículas e proteção térmica.
Além deles, agentes hidratantes e condicionantes profundos como o Tratamento Catiônico ou o óleo vegetal Brassica podem reduzir a carga estática do efeito frizz. Associados de polissacarídeos como chia e linhaça possuem propriedades bioadesivas. E o Complexo de Aminoácidos como pantenol e creatina proporcionam mais resistência e maciez .
Quer menos frizz no dia a dia do seu cabelo?
Crie uma fórmula personalizada Meu Q para garantir fios mais controlados, respeitando as suas características. Clique aqui!