Você sabe o que são Petrolatos?

O óleo capilar é um cosmético que fornece hidratação e nutrição aos cabelos, mas na prática, não é bem assim. Existem algumas diferenças entre os produtos com essa função. A principal delas é sobre o petrolato, um componente derivado do petróleo que está presente em vários cosméticos por conta de possuir baixo custo. O petrolato pode ser identificado também como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida e tem como função deixar os fios macios. No entanto, é uma "falsa maciez".

O QUE SÃO PETROLATOS?
Os petrolatos são derivados do petróleo cru, que após a retirada de parafina de óleos pesados, torna-se uma matéria gelatinosa amarelada ou incolor. Além disso, por ser barato, ele é muito utilizado em remédios, produtos para cabelo e cosméticos. Esse óleo mineral atua na formação de um filme que bloqueia a água na área em que o produto foi aplicado. Isso cria uma barreira que impede a evaporação da umidade natural da pele e, também, os micro-organismos que causam infecções. Ou seja, ao invés de promover a hidratação, ele evita a perda de umidade.

POR QUE É IMPORTANTE EVITAR O PETROLATO?
Durante muitos anos, a parafina líquida foi considerada suspeita, isso acontece porque esse ativo pode ser contaminado durante o processo de refinamento por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs). Embora ele não apresente problemas de segurança quando refinado da maneira correta, nem todos os países exigem uma comprovação de que o processo de refinamento é não carcinogênico. No Brasil e nos EUA, por exemplo, não há nenhuma legislação que exija isso dos fabricantes. Por outro lado, o petrolato pode ser extremamente tóxico e alergênico para pessoas que trabalham com a exploração do produto. Ele também gera grande impacto para o meio ambiente, já que vem do mineral.

De acordo com a campanha da SafeCosmetics.org, um site com foco nos riscos dos produtos químicos utilizados em cosméticos, há uma recomendação. Por lá, eles reforçam que o ideal é evitar produtos com petrolatos, a menos que o fabricante indique na embalagem que o material foi refinado como “white petrolatum”, ou seja, seguro. Caso fique em dúvida na hora de adquirir produtos livres de petrolatos e parabenos, aposte nos cosméticos que incluem óleos vegetais. Afinal, eles são ricos em ácidos graxos e hidratam de fato.

Depois de tantas informações sobre o que é petrolato, aproveite para conhecer os nossos produtos personalizados que são veganos, sem ftalatos, sem parabenos, sem sal, se m petrolatos, sem teste em animais e sem sulfato, caso você deseje. Para ter mais dicas e informações, siga o perfil do Meu Q no Instagram.

deixe seu comentário (:

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Os comentários não representam a opinião do Meu Q; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.